Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Textos de: "Maria da Piedade Morgadinho"

Nº 332 - Set/Out 2014

A Revolução Portuguesa – a interacção do geral e do particular

Que as revoluções sociais não se fazem por encomenda e exigem, sim, a existência simultânea de determinadas condições objectivas e subjectivas, exigem a criação de uma situação revolucionária, o que já havia sido confirmado em numerosas revoluções que assinalaram o século XX realizadas sob a influência da Revolução Socialista de Outubro de 1917 na Rússia, mais uma vez foi brilhantemente demonstrado com a Revolução do 25 de Abril de 1974 em Portugal.

Nº 327 - Nov/Dez 2013

1923-1943: Vinte anos decisivos na vida do Partido

Quando percorremos a história do Partido e verificamos que entre o I e o III Congressos decorreram 20 anos, parece-nos um período extremamente longo, quase uma eternidade. Todavia, ao constatarmos que foram 20 anos numa existência de mais de 90 e se nos debruçarmos sobre tudo o que ocorreu nesses 20 anos, no Partido, em Portugal e no Mundo, aparece-nos como um prazo historicamente curto. Mas foram 20 anos decisivos para a sobrevivência do Partido, para o seu crescimento, desenvolvimento, maturidade política. Foram 20 anos necessários para o PCP ser o partido que hoje é, com a força, a confiança e determinação demonstradas, como vimos recentemente, na Festa do Avante!, nas eleições autárquicas e nas comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal que tem vindo a assinalar-se.

Nº 321 - Nov/Dez 2012

Trabalho colectivo, direcção colectiva, democracia interna - Algumas notas

Entre as concepções e actividades de um partido comunista, de um partido revolucionário como o PCP, que tem como objectivo levar a cabo transformações revolucionárias profundas na sociedade portuguesa, e as concepções e actividades reformistas de um partido social-democrata como o PS, por exemplo, há barreiras intransponíveis. Sempre, ao longo da história, os partidos sociais-democratas pretenderam fazer aceitar pelos trabalhadores a exploração e domínio capitalistas, convencê-los a integrar-se pacificamente no sistema, espalhando aos quatro ventos velhas e gastas teorias de um «capitalismo civilizado» capaz, até, de resolver os problemas maiores dos trabalhadores e apregoando as suas políticas de «conciliação de classes».

Nº 290 - Set/Out 2007

Lénine - Entre duas revoluções

Lénine desenvolveu e enriqueceu a herança teórica de Marx e Engels em novas condições históricas, no fogo das batalhas revolucionárias do proletariado russo que assinalaram o alvorecer do século XX.
No período revolucionário que a Rússia atravessou, iniciado com a revolução democrática burguesa de Fevereiro de 1917 e que culminou com o triunfo da Grande Revolução Socialista de Outubro nesse mesmo ano, a primeira revolução socialista na história da humanidade, Lénine, a par de uma intensa actividade à frente do partido bolchevique, desenvolveu um extraordinário e profundo trabalho no plano teórico.

Nº 281 - Mar/Abr 2006

Em Março de 1961 - Uma reunião histórica do Comité Central

Nos anos de 1960/61 desenvolveu-se no PCP uma profunda discussão sobre problemas políticos e ideológicos da actividade e da vida interna do Partido, sobre a clarificação da via para o derrubamento do fascismo e um conjunto de questões abrangendo a defesa do Partido, a política de quadros, o trabalho de organização e direcção, os problemas fundamentais da orientação e da táctica do. Procedeu-se a um sério trabalho autocrítico do Comité Central que demonstrou a capacidade, a coesão ideológica e a coragem política do PCP.